terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pelas ruas de Casa Forte

No dia 21 de setembro fizemos uma aula de campo pelos arredores de Casa Forte com o objetivo de conhecer de perto todas as circunstâncias que foram trabalhadas no blog.
Durante nosso percusso, paramos na Praça de Casa Forte, que foi nosso maior acervo. Lá, visitamos a escola Padre Donino, uma escola que agora é pública, mas há muito tempo atrás já foi privada. A história de existencia dessa escola é muito interessante, porque antigamente, mesmo sendo privada, a dona da escola, que foi uma mulher muito humilde e acolhedora, ela não exigia o pagamento dos alunos, os que queriam contribuir, pagavam muito pouco, para representar mais um valor simbólico.
Pelo fato do governador Eduardo Campos ter estudado lá em sua infância, hoje em dia a escola já foi comprada pelo estado, o que torna-a pública.
Outro local que nos chamou atenção foi a Casa da Criança Marcelo Asfora, um espaço que atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, vindas da Creche Menino Jesus. O objetivo dessa casa é continuar os estudos da creche e acolher as crianças enquanto os pais estão trabalhando.
Esse nome foi dado em homenagem ao paroquiano e engenheiro Marcelo Asfora, que trabalhava na paróquia e tinha um grande carinho pelas crianças carentes.
Outro espaço que demonstra preocupação com as pessoas carentes, é o ambulatório localizado ao lado na Casa da Criança. Nesse local, as pessoas podem ser vacinadas e fazer consultas nas áreas de ginecologia e odontologia.

Um comentário: