
A Festa da Vitória Régia é um evento popular que acontece todos os anos na Praça de Casa Forte. Ela foi criada com o intuito de arrecadar fundos paras as crianças carentes que vivem sob custódia da Igreja de Casa Forte.
Essa manifestação reúne música, dança, exposições, gastronomia e muita diversão.
Mesmo com todos esses pontos positivos, a festa da Vitória Régia é extremamente prejudicial à praça, já que muitos dos brinquedos são instalados em seu território, o que acaba afetando a beleza e a riqueza natural desse patrimônio. Além disso, as pessoas que frequentam a festa não tem consciência de que, jogando lixo no chão e principalmente na praça, elas estarão sujando um ambiente público e que elas mesmo fazem uso.
Contraditoriamente no ano passado, a Festa da Vitória Régia abrigava uma exposição intitulada “Burle Max poeta das flores”, que contava um pouco da história desse importante homem e seus feitos. Essa foi uma ação que na minha opinião, constituiu uma "espécie de hipocrisia", já que aquela festa acaba desrespeitando Roberto Burle Marx e toda sua dedicação e história.
Para amenizar essas danificações sugerimos que antes de a festa acontecer, poderiam ser feitos projetos de conscientização social, que ajudariam significantemente na preservação da praça. A festa não precisa ser acabada, até porque tem uma função social extraordinária. Uma boa saída seria apenas que os organizadores, junto com a população que usufrui da festa, tivessem mais bom-senso e consciência ecológica desde o planejamento dos brinquedos até o término da festa. Se tudo acontecer da melhor forma possível, a festa não tem como dar errado! Mas isso depende do empenho de todos.
Em minha opinião, a festa da vitória régia é realmente uma festa muito boa, mas discordo de vocês. Não acho que ela seja prejudicial a praça, pq:
ResponderExcluir- os brinquedos são parte da festa. Se ela acontece na praça, então os brinquedos devem ficar na praça, então eles não afetam a sua beleza;
- e não entendi o que você quis dizer com "espécie de hipocrisia", pois se a festa estava homenageando Burle Marx, como ela estava desrespeitando ele?
Gostei muito do blog de vocês!
Bruna, quando falei "espécie de hipocrisia" esperava o entendimento de todos de forma que, brinquedos como a barca, certamente afetariam a estrutura natural da praça, que foi projetada com tanta dedicação por Burle Marx. Isso é um fato. Contra fatos não há argumentos.
ResponderExcluirObrigado pela enriquecedora participação.
Equipe Recifando
"Obrigado pela enriquecedora participação. " De nada! =)
ResponderExcluirAgora que vcs explicaram, entendi rsrs. Mas se formos pensar, nem todos os brinquedos afetam essa beleza, então poderíamos fazer algo para que esses que afetam não "participassem" da festa!
bjoss
Também achamos isso Bruna, se você vir, a nossa 1ª postagem foi editada falando um pouco das soluções.
ResponderExcluirObrigado
Muito bom o texto :D
ResponderExcluirConcordo plenamente com voces, se certas medidas forem tomadas, como sugeriram, todos sairemos ganhando :D
é isso mesmooo hehe
ResponderExcluirEquipe recifando
Achamos o blog muito interessante e legal
ResponderExcluir